Título: Bernardo é indicação de Palocci
Autor: Sérgio Pardellas, Paulo de Tarso , Sérgio Prado
Fonte: Jornal do Brasil, 23/03/2005, País, p. A3

O petista Paulo Bernardo (PT-PR), que assumiu ontem o Ministério do Planejamento, em substituição ao interino Nelson Machado, é um dos integrantes da tropa de choque do governo Lula, e foi indicado para o cargo pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Na posse, foi claro: - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou que eu afine as políticas do Planejamento com as ações desenvolvidas pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci - resumiu.

O presidente também pediu ao novo ministro do Planejamento que mantenha Nelson Machado como secretário-executivo do Ministério, cargo ocupado por ele antes de assumir a pasta interinamente. Uma das missões de Bernardo é mudar a imagem do Ministério do Planejamento. Ao longo dos dois anos de gestão Lula, a pasta acabou sendo mais reconhecida como a simples gestora do Orçamento da União. E, mais especificamente, como o ''ministério do não'', responsável pela desgastante tarefa de anunciar os cortes nos gastos e investimentos públicos.

- O presidente lembrou que o Planejamento é muito importante para a política de gestão de pessoal, planejamento estratégico, recursos humanos e para administrar a máquina pública - disse Bernardo.