Correio Braziliense, n. 21226, 06/07/2021. Cidades, p. 13

Vacinação da gripe para toda população
06/07/2021



A vacinação contra a gripe foi expandida a toda população do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu espaço para que as pessoas com 6 meses de idade ou mais possam receber os imunizantes em qualquer uma das 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede.

A mudança ocorreu após o Ministério da Saúde publicar uma circular recomendando a ampliação nacional da campanha. O ministério também recomendou que a vacinação seja prorrogada enquanto durarem os estoques de imunizantes.

Antes, o GDF vacinava apenas grupos prioritários como idosos e gestantes. A campanha de vacinação contra influenza começou em abril e, em quase três meses, não atingiu ao menos 50% da população prevista para ser vacinada. A meta é imunizar 90% de um público estimado em 1.117.656 indivíduos, porém, até o momento 522.182 procuraram os pontos de vacinação e receberam a dose de proteção.

A Secretaria de Saúde alertou que, durante os dias frios, ocorre maior disseminação das doenças respiratórias, que podem se complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites. A influenza também é mais comum nesse período.

Para os que tiverem se vacinado contra a covid-19, é necessário aguardar 14 dias para se imunizar contra a influenza. O prazo também vale no caso de ter recebido a dose contra influenza e se tiver chegado a vez de se vacinar contra o novo coronavírus.