Título: Jornais criticam governo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/03/2005, Internacional, p. A10

Os principais jornais americanos também decidiram tomar partido no caso Terri Schiavo, que está mobilizando os Estados Unidos. O The New York Times e o The Washington Post, alguns dos principais diários, concentraram críticas na interferência do Congresso e do governo.

Em editorial, o Times afirmou ontem que ''o presidente George Bush e seus aliados no Congresso começaram a enunciar um novo princípio: só vale a pena respeitar as regras do sistema democrático se produzirem o resultado desejado''.

Além disso, o texto aponta que a nova lei - criada às pressas durante o fim de semana para transferir o caso para jurisdição federal - atropela o princípio de que os EUA são uma nação de ''leis, não de homens'' e invade o poder dos estados.

''Se você está em estado vegetativo persistente e há uma disputa sobre se deve ou não mantê-lo vivo, seu caso provavelmente não chegará além da corte estadual - a menos que você seja Terri Schiavo'', indica o Times, que associa a interferência à visibilidade do caso.

Mais suave em suas críticas, o Post argumentou que a ação dos legisladores contribuiu para que se ''enfraquecesse o poder das leis'' no país.

Em contraste, o conservador The Washington Times apóia a interferência: ''O Congresso tem a obrigação moral de defender a vida dos que não podem se defender sozinhos''.