Título: Papa é substituído em cerimônia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/03/2005, Internacional, p. A9
Cardeal Trujillo fez o Lava-pés por João Paulo II
ROMA - Pela primeira vez em seus 26 anos de pontificado, o papa João Paulo II não presidiu a Missa da Última Ceia na Quinta-Feira Santa, mas a seguiu ''espiritualmente'', conforme mensagem lida na cerimônia.
- Com a mente e o coração, estou do lado de vocês, reunido diante do túmulo do apóstolo Pedro para a Missa in Cena Domini, primeiro ato do Tríduo Pascal, ponto mais importante do Ano Litúrgico. Eu os saúdo com grande afeto - escreveu o papa no texto lido pelo cardeal colombiano Alfonso Trujillo, que celebrou a missa em nome de João Paulo II.
Trujillo afirmou que o Santo Padre acompanhou a cerimônia pela TV de seu apartamento no Palácio Apostólico, onde se recupera da operação de traqueostomia à que se submeteu mês passado. João Paulo II, que em maio completa 85 anos, sofre de mal de Parkinson e lembrou na mensagem que Cristo na vigília de sua morte fez dois gestos essenciais: lavou os pés dos apóstolos, ''dando exemplo de um amor que se faz humilde e de serviço'' e depois consagrou o pão e o vinho, instituindo o sacramento da Eucaristia.
Após a homilia, repetiu-se o rito de lavar os pés de 12 sacerdotes. Por desejo do papa, as ofertas feitas durante a missa serão destinadas aos venezuelanos castigados pelas devastadoras inundações de fevereiro.
Durante a celebração, os fiéis pediram por João Paulo II, pelos que sofrem e pela união entre católicos e ortodoxos.
Depois da missa da Quinta-Feira Santa, todas as atenções estão na Via Crucis de hoje. João Paulo II também não vai presidi-la e a acompanhará pela televisão, mas não se descarta a possibilidade de que ele participe por meio de videoconferência do começo e do final da cerimônia.