Correio Braziliense, n. 21237, 17/07/2021. Política, p. 2

Covas diz ter alertado o ministro
17/07/2021



O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou, ontem, que a instituição é a representante exclusiva no Brasil da Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina CoronaVac, e que fez esse alerta ao Ministério da Saúde "por várias vezes".

"O ministério era sabedor de que o Butantan era o representante exclusivo da Sinovac e o responsável pelo uso da vacina no Brasil. A vacina CoronaVac é produzida pelo Butantan com o IFA da China. Não haveria outra forma de obter a vacina que não fosse por intermédio do Butantan. Fato público e notório", frisou, em entrevista ao portal G1.

Covas enfatizou que o próprio Eduardo Pazuello foi avisado sobre o assunto quando estava à frente da pasta. As declarações do diretor ocorreram após a divulgação do vídeo no qual o general aparece numa reunião, em 11 de março, negociando com empresários a compra de 30 milhões de doses da CoronaVac.
Senadores da CPI da Covid também se manifestaram sobre o caso. O vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a comissão abre uma nova frente, a partir de agora, porque a gravação mostra Pazuello negociando vacinas com intermediários e não com laboratórios. "A CPI da Pandemia abriu a caixa de pandora! Estão emergindo todos os esquemas do governo federal na compra de vacinas. Os brasileiros e brasileiras que morreram não foram vitimadas apenas pela covid-19", frisou.

Ao Correio, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse ser necessário que a CPI foque na intermediação das compras. "O governo atrasou a compra de vacina e focou nos atravessadores. Essa vai ser mais uma linha de investigação a partir de agora. A princípio, não tem problema nenhum em, um momento de necessidade, comprar vacina para quem tem para vender", destacou. "O problema não é esse. O problema é que o governo não comprou com quem oferecia a um determinado preço. Mas por que, depois, com o intermediário, ele passou a aceitar comprar vacina de qualquer valor?", questionou.
Pelas redes sociais, o senador Humberto Costa (PT-PE) comentou que Pazuello foi flagrado "em mais uma mentira". Fabiano Contarato (Rede-ES) também criticou: "O vídeo é prova material de dois crimes potenciais. Falso testemunho, já que Pazuello, acusado de negligenciar apelos da Pfizer, disse na CPI que não tratava com empresas. Mentira deslavada, ao que se vê: em negócios espúrios, a conversa era empolgada!", escreveu.