Título: Vídeo mostra atentado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/03/2005, Internacional, p. A7
A rede de TV Al-Arabiya divulgou ontem imagens registradas por uma câmara de segurança, instalada na rua, do local onde ocorreu o atentado que matou o ex-premier libanês Rafik Hiriri no dia 14 de fevereiro, em Beirute, segundos antes da explosão.
As imagens mostram nitidamente o veículo suspeito, segundo a Al-Arabiya, de ter sido usado no atentado. Um caminhão Mitsubishi branco, com uma lona sobre a carroceria e que circulava lentamente no trecho da pista por onde passou, segundos mais tarde, o comboio de Hariri, aparece nas imagens. Segundo o canal, elas foram captadas pela câmara do banco HSBC, não muito longe do local da explosão.
Estas imagens teriam servido à comissão de investigação da ONU, que entregou nesta semana seu relatório sobre o atentado em Beirute. De acordo com o comentarista do canal, o que chamou a atenção dos peritos foi o fato de que o caminhão fez, em 22 segundos, um trajeto que normalmente faria em 4s antes de entrar na área onde ocorreu a explosão. Calcula-se que pelo menos duas toneladas de TNT foram usadas na operação. O peso e a instabilidade da carga explicariam a lentidão.
O carro desaparece do campo de visão da câmara um minuto e nove segundos antes da explosão que matou Hariri e pelo menos mais 18 pessoas. O relatório da comissão de investigação da ONU, publicado na quinta-feira, acusa a Síria de ter aumentado as tensões políticas antes do atentado a bomba que matou o ex-primeiro ministro e destaca importantes falhas na investigação feita por autoridades libanesas.