Título: Cristãos voltam a Jerusalém
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/03/2005, Internacional, p. A9

Milhares de cristãos de todo o mundo se reuniram nos locais sagrados de Jerusalém para celebrar ontem com orações e cânticos o Domingo de Páscoa. O patriarca latino de Jerusalém, Michel Sabbah, máximo representante católico na Terra Santa, celebrou a missa na Igreja do Santo Sepulcro, construída no monte onde, segundo a tradição cristã, Jesus teria sido crucificado.

Cerca de 20 sacerdotes armênios cobertos com batas pretas acompanharam o cura católico, que saiu do sepulcro com uma chama e acendeu velas levadas por fiéis, que iluminaram por algum momento o teto pintado da cúpula, da era dos cruzados.

A cerimônia de Páscoa coloca em evidência diferenças entre as doutrinas cristãs: os católicos acreditam que Jesus Cristo foi enterrado no local onde hoje está o Santo Sepulcro, enquanto muitos protestantes afirmam que ele foi sepultado no Tumba do Jardim de Getsêmani.

A recente calma no conflito entre israelenses e palestinos atraiu muito mais peregrinos estrangeiros a Jerusalém durante a Semana Santa do que em anos anteriores. Ainda assim, nada comparado aos vários milhares que costumavam vir antes do início da Intifada de 2000.

Como parte dos atuais esforços para aliviar as restrições impostas à população palestina, o Exército anunciou ontem que 8.200 palestinos da Cisjordânia e 250 da Faixa de Gaza poderão obter permissão diária para ingressar em Jerusalém ou Nazaré durante as celebrações de Páscoa. No entanto, já que este ano a Páscoa coincide com o festival judaico do Purim, os militares impuseram restrições de viagens gerais aos palestinos entre quarta-feira e domingo.