Correio Braziliense, n. 21239, 19/07/2021. Brasil, p. 5

Variante se espalha
19/07/2021



O crescimento no número de casos da variante Delta, também conhecida como cepa indiana, preocupa as autoridades epidemiológicas. Neste fim de semana, o Ministério da Saúde confirmou um total de 97 casos. No sábado, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro comunicou o diagnóstico de mais 63 infectados pela variante, totalizando 74 pessoas, em 12 municípios. Na capital fluminense, o número saltou de sete para 23.

O estado do Paraná ocupa a segunda posição, com nove casos. Na sequência: seis no Maranhão, três em São Paulo, dois em Pernambuco, dois em Goiás e um em Minas Gerais. Até o momento, cinco pessoas vieram a óbito, quatro no Paraná e uma no Maranhão.

948 mortes em 24h
Após 20 dias em queda, e o registro da menor média móvel de óbitos desde o mês de fevereiro, no sábado, 17, o indicador voltou a subir neste domingo, 18, e fechou o dia em 1.247. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados às 18h de ontem.

De acordo com o boleti, em 24 horas foram registradas 948 mortes, totalizando 542.214 vítimas fatais do novo coronavírus, desde o primeiro óbito, em março de 2020. São Paulo concentra o maior número de vidas perdidas em números absolutos.

O total de infectados apresentou pequena redução e fechou o dia em 34.126 novos casos. No acumulado, o Brasil soma 19.376.574 pessoas contaminadas, atrás dos Estados Unidos e da Índia.

Em números de mortes, o Brasil permanece na segunda posição do triste ranking, perdendo apenas para os EUA. Cabe destacar que a população brasileira corresponde a menos de um sexto da população indiana, estimada em 1,36 bilhão de habitantes.