Título: Agências com orgulho da cidade
Autor: Sandra Azedo
Fonte: Jornal do Brasil, 28/03/2005, Economia & Negócios, p. A19

Além da busca por melhores resultados, ter um escritório no Rio é hoje uma tendência do mercado publicitário.

- Depois das mais tradicionais já terem se instalado há anos na cidade, agora chegou a vez das mais novas. Elas estão aportando no Rio em razão da demanda dos clientes - diz Ronaldo Rangel, da DPZ. Segundo ele, chega um momento na relação com o cliente em que é necessário mais do que um posto avançado. - É preciso ter uma agência própria, estruturada.

Para 2005, o diretor-geral da DPZ diz que a previsão é de um crescimento de 25% nas operações da unidade carioca.

- Nossos clientes estão ativos e preparando uma série de novidades - comenta.

O vice-presidente da Abap, Valdir Siqueira, que também é sócio-diretor de uma agência carioca, a VS Propaganda, diz que o mercado publicitário do Rio está mesmo com mais destaque do que nos últimos anos.

- A melhora da situação econômica do Brasil se reflete diretamente nesse cenário positivo. O boom do petróleo, os Jogos Pan-Americanos de 2007, tudo somado contribui para um bom resultado - afirma o publicitário.

Siqueira diz ainda que, apesar de pensar globalmente, os clientes gostam de ter suas agências locais, com linguagem específica.

A JW Thompson se instalou no Rio em 1932 e, desde então, mantém na cidade a sua operação, onde trabalham 30 pessoas. Aqui atende contas da Cemusa, Sorvetes Nestlé, New York City Center Shopping, Shell, Barra Shopping e Abradif/Rio (associação de concessionárias autorizadas Ford).

A Publicis Salles Norton é outra que orgulha-se de estar há 40 anos no Rio. Em seu escritório local trabalham cerca de 40 pessoas que atendem clientes como Garnier (L'Oréal) Varig (dividida com F/Nazca), Telecine, Allied Domecq, Brascan Imobiliária, Varilux, Sebrae-RJ, Agência Nacional do Petróleo e Odebrecht.

No caso da Allied Domecq houve recentemente a concentração de todo o portfólio de produtos da empresa de bebidas na unidade da Publicis no Rio.

Após trabalhar com marcas alinhadas globalmente no Publicis Groupe, como Champagne Mumm, Whisky Ballantine's e Bols Vodka, chegam à casa marcas como Teacher's e Domecq.