Título: Zoo abre também à noite
Autor: Kelly Oliveira
Fonte: Jornal do Brasil, 28/03/2005, Brasília, p. D1

Projeto permite observar melhor hábito de animais

Os animais de hábitos noturnos do Zoológico de Brasília poderão receber visitas a partir das 20 horas, toda quarta-feira. É o projeto Caminhada Noturna, a ser lançado no dia 30. Para quem quer conhecer de perto os hábitos dos bichos, basta agendar o passeio por telefone. E o melhor: a entrada é franca, embora haja um limite de 50 pessoas por noite.

A caminhada será iluminada por tochas, com presença de biólogos que tirarão dúvidas dos visitantes. Haverá ainda uma exposição de peles e crânios de vários animais. Outra atração do roteiro de visitação será as palestras sobre os hábitos das cobras, por exemplo. Entre os 10 animais de hábito noturno estão a coruja e o tamanduá. Outra atração é o lobo-guará, um dos bichos raros de serem observados em atividade durante o dia.

- Esses são os animais que repousam durante o dia e à noite estão ativos - explica o diretor de educação e lazer do Zoológico, Wilson Nobre.

O visitante poderá ver também os animais nativos habitantes da mata próxima ao Zoo, como as capivaras, que podem passear livremente.

Uma atração à parte são os animais de hábitos diurnos, como girafas e macacos. Eles são curiosos e saem de suas casas para observar o que está acontecendo.

Lívia Macarine, 9 anos, mora no interior de São Paulo e na visita à Brasília, veio conhecer o zoológico, além de outros pontos turísticos. Ela aprovou a idéia de ir ao zoológico à noite e afirma que na próxima visita à Brasília vai aproveitar o passeio também à noite.

- Será uma aventura - afirma Lívia.

Em outras cidades como São Paulo, já existem projetos de visitação noturna, mas há custos para os visitantes. Segundo Nobre, o público tem aprovado a idéia em outros zoológicos.

- Antes não tínhamos técnicos para atender a esse projeto aqui em Brasília - afirma o diretor de educação e lazer do zoológico.

Serão 20 técnicos para ajudar na Caminhada Noturna.O Zoológico de Brasília conta ainda com outro projeto de visita monitorada, voltada para escolas de ensino fundamental e médio e também grupos organizados. Essas visitas ocorrem de terça a sexta-feira em horário comercial.

Serviço:

No dia de lançamento do projeto, 30 de março, a caminhada será só para convidados. Mas os visitantes já podem marcar um horário para participar na próxima semana. Telefone: (61) 345 4250 ou (61) 345 3910.