Correio Braziliense, n. 21247, 27/07/2021. Brasil, p. 6

Oito capitais suspendem imunização
27/07/2021



Com demora na entrega de novas remessas de vacina contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde, ao menos oito capitais suspenderam a aplicação da primeira dose do imunizante por falta de estoque. Em Belém, Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Campo Grande, Florianópolis, Maceió e Vitória era aplicada apenas a segunda dose ontem. Em outras duas capitais — Goiânia e Cuiabá —, a vacinação era limitada por causa da baixa disponibilidade, e em São Paulo a imunização da faixa etária dos 28 anos — prevista para a quinta-feira — foi temporariamente suspensa.

Mesmo tendo recebido cerca de 16 milhões de doses entre segunda-feira da semana passada e domingo, o ministério ficou seis dias sem realizar entregas, como mostram informes técnicos disponíveis no site da própria pasta. Os cálculos sobre o quantitativo disponível "estocado" foi feito pela plataforma apolinar.io/vacinas, mantida pelo desenvolvedor Apolinário Passos com base em informações da Saúde.

Conforme dados da plataforma, foram entregues na semana passada ao governo federal 6,2 milhões de doses da Pfizer, 4,8 milhões da Oxford/AstraZeneca e 3,5 milhões de CoronaVac — outro lote de 1,5 milhão do Instituto Butantan foi liberado ontem.

No final da tarde, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou ter recebido 475 mil doses, mas disse que ainda esperava cerca de 950 mil vacinas de sua cota que já estariam no estoque do ministério.

Interrupções

Em Salvador, a vacinação está interrompida desde sábado. Ontem, a capital baiana fazia mutirão da segunda dose e a prefeitura disse aguardar envio de novo lote pelo governo federal. O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou a chegada de 613 mil doses para primeira e segunda aplicação hoje e amanhã.

Belém informou, ainda, não ter previsão para retomar o oferecimento da primeira dose, suspensa desde sábado. "Dependemos da chegada de novas doses, que segue sem previsão", disse a Secretaria Municipal de Saúde.

No Rio, a aplicação da primeira dose foi suspensa na sexta-feira por causa do fim das vacinas. Segundo a prefeitura, a suspensão foi necessária "para garantir o estoque para as segundas doses programadas". Na tarde de ontem, a prefeitura disse em sua rede social que há previsão de chegada, e o calendário será retomado hoje para pessoas com mais de 34 anos.

Em João Pessoa, as vacinas para a primeira dose acabaram sexta e, no fim de semana, só foi aplicada a segunda. A prefeitura disse que a retomada na aplicação inicial está condicionada à chegada de fármacos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, nos dois próximos dias o estado deve receber cerca de 168 mil unidades.

Maceió parou a vacinação sábado, quando a primeira dose foi dada na faixa de 32 anos. A prefeitura disse que a aplicação inicial será retomada quando receber mais — o governo aguarda para hoje 186,5 mil.

Campo Grande interrompeu a aplicação na última quinta por falta de vacinas. Ontem, estava sendo aplicada apenas a dose adicional e os pontos de vacinação abriram só à tarde. A prefeitura informou que aguarda recebimento de nova remessa. Ainda segundo o município, um novo lote com 112 mil ampolas deve chegar à capital entre hoje e amanhã.

Só gestantes e puérperas recebiam a primeira dose ontem em Florianópolis. A cidade informou esperar o recebimento de mais vacinas para retomar a vacinação por idade. Já Vitória suspendeu a aplicação da inicial também por falta de ofertas e, ontem, só a segunda era aplicada. A prefeitura disse aguardar mais lotes.