Correio Braziliense, n. 21250, 30/07/2021. Política, p. 4

Pazuello diz não poder provar que foi avisado
Renato Souza
30/07/2021



Em depoimento à Polícia Federal, ontem, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que não tem como provar que Jair Bolsonaro o avisou sobre supostas fraudes na compra da vacina indiana Covaxin — conforme alertado pelos irmãos Miranda, quando foi visitado por eles no Palácio da Alvorada. No entanto, o general afirmou que o presidente o comunicou verbalmente sobre o caso. Ele foi ouvido por quase quatro horas e, para a maioria das perguntas, disse não ter nenhuma prova documental sobre o andamento das denúncias recebidas.

Bolsonaro é acusado de cometer crime de prevaricação ao ser informado sobre irregularidades nos contratos e não levar a informação até as autoridades competentes. Pazuello disse que também não pode provar que acionou o então secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, para apurar o caso.
A oitiva do ex-ministro ocorreu no âmbito do inquérito que investiga Bolsonaro. O militar chegou à sede da Policia Federal, em Brasília, por volta das 9h45 e entrou pela garagem, sem falar com a imprensa. Além dele, também já foram ouvidos o deputado Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luís Ricardo Miranda, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde — que avisaram Bolsonaro sobre as estranhezas envolvendo a Covaxin.

Luis Ricardo alega que sofreu pressões para aprovar a entrada da vacina indiana no Brasil. Ele diz ter informado o caso ao presidenteem março deste ano. Seu irmão e deputado também estava no encontro e assegura que o presidente nada fez para averiguar as denúncias.

O inquérito que mira Bolsonaro foi instaurado após decisão dada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no último dia 2. Na ocasião, ela atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República — apesar de a PGR ter defendido, em um primeiro momento, aguardar o fim da CPI da Covid antes iniciar as apurações. Após Rosa negar tal pedido, a Procuradoria solicitou a instauração do inquérito.