Título: Papa pode ser operado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/03/2005, Internacional, p. A12
Nova intervenção seria para pôr sonda no estômago
CIDADE DO VATICANO - O Papa João Paulo II, enfraquecido por problemas respiratórios, está aos poucos cancelando os compromissos oficiais e pode ser hospitalizado novamente, desta vez para a inserção de um tubo de alimentação em seu estômago, informou o site do jornal italiano Corriere della Sera.
Segundo o jornal, a decisão final sobre a internação ainda não foi tomada, mas os médicos a estariam cogitando devido à dificuldade que o papa vem enfrentando para engolir.
A operação evitaria que os alimentos tivessem que passar pela boca e pela garganta do pontífice, já que a sonda seria inserida dentro do estômago.
Ontem mais cedo, o Corriere della Sera publicou na edição impressa que João Paulo II, 84 anos, provavelmente teria que retornar ao hospital nos próximos dias para exames médicos, em meio ao temor de que sua saúde esteja pior do que o Vaticano vem noticiando.
Nos últimos dois meses, o pontífice, que sofre de mal de Parkinson, esteve internado duas vezes devido a crises respiratórias. Ele foi submetido a uma traqueostomia no dia 24 de fevereiro e ainda possui um tubo inserido na traquéia para auxiliá-lo na respiração.
O porta-voz da Santa Sé não comentou a notícia.