Correio Braziliense, n. 21258, 07/08/2021. Política, p. 2
Fux cobra posição de Aras sobre ataques
07/08/2021
Em meio à turbulência na Praça dos Três Poderes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu por quase uma hora com o procurador-geral da República, Augusto Aras, na manhã de ontem.
Na conversa, o ministro pediu que o chefe do Ministério Público Federal seja mais firme em relação aos ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o Poder Judiciário — a mesma postura foi cobrada por subprocuradores-gerais da República (leia reportagem abaixo). Além disso, o magistrado destacou a necessidade de se proteger a democracia e disse que Aras deve ficar vigilante ao sistema democrático.
Em nota divulgada após o encontro, o STF informou que Fux e Aras "reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições". Já a Procuradoria-Geral da República, também em nota, disse que ambos "renovaram o compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário para aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República".
Ao ouvir de Fux a necessidade de proteger a democracia, Aras deu indicação positiva de que cumpriria seu papel. Nesta semana, Bolsonaro afirmou que pode agir fora das "quatro linhas da Constituição", em entrevista à rádio Jovem Pan. Ele chamou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de "ditatorial" e disse que a "hora dele vai chegar", após ter sido incluído como investigado no inquérito das fake news, em andamento na Corte, sob a relatoria do magistrado.