Correio Braziliense, n. 21259, 08/08/2021. Política, p. 3

Bolsonaro volta a atacar STF
Michel Medeiros
08/08/2021



Em motociata promovida na capital catarinense, presidente afirma que somente o Congresso Nacional tem legitimidade para decidir sobre voto impresso. Ele ainda acusou ministros do Supremo de agir em conluio com o ex-presidente Lula

Ataques, ofensas e acusações marcaram o segundo dia de visita do presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina. O chefe do Executivo desembarcou em Florianópolis na manhã de ontem e foi conduzido na carroceria de uma caminhonete até uma motociata, organizada por apoiadores do mandatário. O ato percorreu diversas ruas da capital catarinense e foi interrompido por três vezes para Bolsonaro dirigir-se ao público, causando aglomerações. Sem máscaras e desrespeitando as regras de distanciamento social em vigor no estado, o mandatário voltou a disparar contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a defender o voto impresso.

Bolsonaro reforçou a campanha contra o sistema eleitoral brasileiro. “Venho advertindo que temos que ter eleições limpas no Brasil. Quem não quer eleições limpas e contagem pública de votos pode ser tudo, mas não é democrata, e quem não é democrata não tem espaço no nosso Brasil”, afirma. “Querem decidir as coisas no tapetão”, acusa o presidente, eleito seis vezes por meio do voto eletrônico (1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018).

Após atacar o processo eleitoral, Jair Bolsonaro voltou-se contra a Suprema Corte. “Quem decide as eleições são vocês. Não vai ser um ou dois ministros do STF que vão decidir o destino de uma nação. Quem tem legitimidade, além do presidente (da República), é o Congresso Nacional”, disse.

Bolsonaro mantém as investidas contra o STF, apesar da reação do presidente da Corte de Justiça, ministro Luiz Fux, que, na quarta-feira (4), desmarcou reunião agendada entre os chefes dos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário.

Disputa

Com a popularidade cada vez mais baixa e o crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas para o Planalto em 2022, Bolsonaro incluiu o petista entre os alvos. “Centenas de pessoas por dia fogem do paraíso socialista da Venezuela. Nós sabemos como aquele regime começou, quem apoiou aquele regime, não preciso dizer que é o bandido de nove dedos”, disse o presidente.

Sob os gritos de “Lula ladrão” e “Fora STF”, Bolsonaro insinuou que as “fraudes” no processo eleitoral teriam apoio do ex-presidente. “O ladrão de nove dedos e seus amigos é que vão contar os votos dentro de uma sala secreta”, concluiu Bolsonaro.

De acordo com o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, o transporte de passageiros na parte externa de veículos, como ocorreu ontem com o presidente na motociata, é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a inclusão de sete pontos na carteira do condutor.

Hoje, Bolsonaro participará de  uma motociata em Brasília, que percorrerá avenidas do centro da capital, Taguatinga e Ceilândia. A concentração está marcada para as 8h, na Praça dos Três Poderes e a partida está prevista para as 9h30.