Título: Mais prazo para o HBB
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 30/03/2005, Brasília, p. D4
MEC dá dois meses para sanar falhas da residência
O Hospital de Base de Brasília (HBB) recebeu ontem prazo de dois meses para corrigir os problemas das 30 residências médicas e, assim, manter o credenciamento dessas especializações. Na tarde de ontem, o secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação, Antônio Carlos Lopes, entregou ao secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, o relatório da vistoria feita, no dia 22, em todos os programas de residência médica do hospital. Também foi anunciado que a CNRM decidiu não descredenciar de imediato as pós-graduações e que a Secretaria de Saúde tem dois meses para deixar a residência em condições de funcionamento.
O documento mostra que precisam de solução imediata a carência de remédios e equipamentos, o monitoramento dos residentes pelos médicos especialistas e a sobrecarga no pronto-socorro. Segundo Antônio Carlos Lopes, foi dado esse novo prazo porque os problemas são graves, mas fáceis de resolver.
- Os problemas detectados nas residências do Hospital de Base são sérios, mas podem ser solucionados em 60 dias. Resolvemos abrir uma exceção e dar esse prazo ao DF porque o novo secretário está apresentando interesse em resolver os problemas que já se arrastam há anos - explica Lopes.
Com o relatório em mãos, José Geraldo Maciel prometeu solucionar todas as questões no prazo.
- Vou engajar todas as Subsecretarias da Saúde para trabalharmos nisso e continuarmos a ter o Hospital de Base como referência nacional em residência médica - disse.
O secretário informou que expôs os problemas ao governador Joaquim Roriz para pedir apoio técnico e financeiro. Roriz garantiu que a Saúde agora é prioridade e que tudo se fará para atingir nível de excelência.