Título: Empresários protestam
Autor: Paulo de Tarso Lyra e Daniel Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 29/03/2005, País, p. A3

As associações de representação dos prestadores de serviços preparam um protesto em Brasília contra a medida provisória 232. Na expectativa que a MP comece a ser votada nesta semana na Câmara, as associações estão convocando seus representantes para participar de dois atos em Brasília. O primeiro está marcado para hoje e contará com a presença de parlamentares contrários à MP 232. O segundo deve ocorrer na quarta-feira, a partir das 11h.

Editada no final do ano passado, a MP 232 incluiu medidas para compensar a perda de arrecadação com a correção de 10% da tabela do Imposto de Renda.

Mês passado, cerca de duzentos empresários, representando 1.300 entidades de diversos setores, se reuniram em Brasília com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) para pedir a retirada da MP. Os dois haviam declarado publicamente serem contra a medida.

- Nosso pedido é para que a MP não passe. Discutimos a correção da tabela do IR, não o aumento dos impostos. Para nós, tudo o que for ônus, deve ser derrubado - cobrou o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, na ocasião.

Entidades de peso, como o Conselho Federal de Medicina e a Associação Comercial de São Paulo, entraram pesado na briga contra o aumento de impostos e criariam a ''Frente Brasileira contra a Medida Provisória 232''. Uma campanha foi lançada amanhã, em São Paulo e contou com o apoio de Severino Cavalcanti.

A contestação à medida também foi feita na, Justiça por meio de duas ações diretas de inconstitucionalidade, apresentadas pelo PFL e PDT.