Título: Lula busca liderança
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/03/2005, Internacional, p. A8
Presidente vai se encontrar com Chávez, Uribe e Zapatero
CARACAS - Como parte do projeto do atual governo brasileiro de exercer um papel de liderança na América do Sul e de reforçar a posição do Brasil no cenário internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra hoje com os líderes da Venezuela, Hugo Chávez, da Colômbia, Alvaro Uribe, e do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero. A reunião de cúpula vai tratar de temas regionais como o tráfico de drogas e a guerra civil colombiana, e terá a ambição de formar um eixo econômico e estratégico entre a América do Sul e a Europa.
Segundo Chávez, o encontro, a ser realizado em Puerto Ordaz, 550 km ao Sul de Caracas, é ''muito importante para a nova geopolítica mundial''.
No complexo de mineração de Macagua, Chávez, Lula, Uribe e Zapatero vão discutir, por exemplo, a reforma da ONU, adiantou a vice-ministra venezuelana para assuntos europeus, Delcy Rodriguez.
Os quatro líderes vão debater principalmente o modo como a América Latina e a Europa ''podem ajudar a estabelecer um novo pólo de concentração de poder'', segundo a vice-ministra. Caracas quer que saia da reunião ''um novo mapa do mundo que reduza a concentração de poder de modo a contra-atacar as decisões unilaterais desestabilizadoras de algumas regiões'', destacou Delcy Rodriguez, em clara alusão aos Estados Unidos.
A reunião será realizada a portas fechadas com a participação dos quatro líderes que, no final, devem assinar uma declaração conjunta, recebendo a imprensa em seguida. O quarteto vai discutir ainda ''as possibilidades de cooperação com a Colômbia na luta contra o tráfico de drogas e o crime organizado nas fronteiras'', de acordo com diplomatas brasileiros consultados.
Caracas ressaltou que serão também abordados problemas sociais como o impacto da dívida nos países em desenvolvimento e os programas Fome Zero, de Lula, e a ''troca da dívida por alimento'' de José Luis Zapatero.
A visita do líder espanhol (socialista) à Venezuela poderá significar a participação da Espanha em projetos sul-americanos ligados ao gás. Chávez também tem projetos de integração entre companhias petroleiras da região (Petrosur, PetroAmerica e Petrocaribe).
Zapatero estará acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos; da Defesa, José Bono, e da Indústria e Turismo, José Montilla. No dia seguinte à reunião de cúpula, o europeu fará uma visita oficial a Caracas onde assinará vários acordos, dando ''dimensão estratégica às relações bilaterais'', segundo fontes venezuelanas. Ele fará um pronunciamento no Parlamento e falará a representantes da oposição antichavista e da comunidade espanhola no país.