Correio Braziliense, n. 21263, 12/08/2021. Brasil, p. 8

Ocupação de UTIs está abaixo de 80%
Maria Eduarda Cardim
12/08/2021



Diante do avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil, os primeiros sinais positivos da imunização em massa começam a aparecer e influenciar outros índices avaliados no combate à pandemia. A última edição do Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada ontem, apontou que a ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) está abaixo de 80% em todos os estados. É a primeira vez que isso acontece desde outubro de 2020.

Somente cinco estados estão na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou maiores que 60% e menores do que 80%: Mato Grosso (79%), Goiás (78%), Roraima (70%), Rio de Janeiro (67%) e Rondônia (64%). Outros 21 estados e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta. Assim, trata-se do melhor cenário observado pelos pesquisadores que acompanham esse índice desde julho do ano passado.

"A vacinação tem feito grande diferença na redução da gravidade de casos e de óbitos no país, mas é fundamental que o país se mantenha alerta à possibilidade de reveses no quadro de melhora, especialmente, no momento, por conta da propagação da variante Delta, considerada altamente transmissível", observam os pesquisadores.

O Boletim ainda ressalta a importância da conclusão do esquema vacinal contra a covid-19. "Ampliar a vacinação completa para todos os elegíveis torna-se fundamental neste momento, incluindo campanhas e busca ativa para os que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas que envolvem duas doses, como a CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer", reforça o documento.

Máscaras
Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a falar ontem sobre um possível fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil ainda este ano. Ele afirmou que a população brasileira vai "poder tirar de uma vez por todas essas máscaras".

"Garanto a vocês: até o final do ano toda a população brasileira estará vacinada contra a covid-19. Poremos fim ao caráter pandêmico dessa doença para tirar, de uma vez por todas, essas máscaras, e desmascarar aqueles que, mesmo que nunca tenham usado máscaras, precisam ser desmascarados", disse, na inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá, em Brasília.