Título: Ação pede a suspensão de visitas
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 29/03/2005, Brasília, p. D5

O Ministério Público entrará com Ação Civil Pública pedindo a suspensão das visitações ao zoológico ainda nesta semana. Segundo o laudo do Ibama, os recintos de alguns animais como o lobo-guará e os elefantes são inadequados, oferecendo riscos aos visitantes. - Independentemente de o Ibama fazer nova vistoria, o MP vai pedir a suspensão emergencial das atividades até que as instalações estejam seguras - contou a promotora Kátia Christina Lemos.

Segundo informações de funcionários do local, a grade do recinto dos elefantes é frágil e foi entortada várias vezes pelos animais.

O diretor do Zoológico, Raul Gonzáles Acosta, afirmou que os recintos são completamente seguros e não oferecem qualquer perigo ao público.

- Ainda assim nós estamos reformando a mureta dos elefantes para dar mais segurança - disse.

O diretor acrescentou que o projeto Caminhada Noturna, que prevê a realização de visitas ao Zoológico durante a noite está mantido e será lançado amanhã.

O gerente-executivo substituto do Ibama, Luís Eduardo Nunes, disse que acha prematuro discutir a interdição do Zoológico.

- O que o laudo do Ibama apresenta são recomendações para melhorar a segurança dos recintos. São necessárias mudanças nas instalações, mas elas não oferecem risco ao público - explicou.