Correio Brazilense, n. 20747, 12/03/2020. Política. p. 4

 

 

 

 

Espera por Guedes e pela tributária

 

 A Comissão Mista da Reforma Tributária no Congresso quer ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima terça-feira. Ontem, deputados e senadores que integram o colegiado aprovaram um requerimento para a convocação dele. Os parlamentares esperam que o chefe da equipe econômica entregue, na sessão, o tão aguardado texto de reforma tributária do governo.

>> Augusto Fernandes

O desejo, contudo, é de que a proposta do Executivo chegue ao parlamento antes disso. “Espero que o governo, até a vinda do ministro, possa apresentar sua proposta. Vários senadores e deputados exteriorizaram essa preocupação da vinda do ministro sem que haja uma proposta”, frisou o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da proposta de reforma tributária idealizada no Congresso. “Se, de fato, tivermos a proposta, estaremos aqui nessa data (terça-feira). A ideia é de que o governo possa ter um espaço para apresentar sua proposta.”

Fragilidade

Na avaliação do parlamentar, é imprescindível que o governo apresente o quanto antes uma proposta em razão da fragilidade da economia nacional, que cresceu apenas 1,1% em 2019 e que, nos últimos dias, foi bastante afetada pela proliferação de casos da Covid-19. Diante disso, segundo Ribeiro, o Planalto precisa contribuir com o parlamento e agilizar a pauta econômica.

“O Congresso tem tido um papel importante na construção que o país precisa. Temos a real dimensão de responsabilidade com o país (...)