Título: Agressões a Sarney vieram do Maranhão
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 01/04/2005, País, p. A6

A contenda política envolvendo o governador do Maranhão, José Reinaldo, e a família Sarney ganhou novos capítulos nas últimas semanas. Segundo investigação da Polícia Federal, servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) do governo do Maranhão, seriam os autores de um site contendo denúncias e agressões aos senadores José Sarney (PMDB-MA) e Roseana Sarney (PFL-MA). O site sob o título ''Saqueadores do Maranhão'', hoje fora do ar, estava hospedado no provedor Yahoo !Brasil. Através do IP (Internet Protocol) - endereço eletrônico da internet -, o laudo pericial do Instituto Nacional de Criminalística concluiu que o computador onde foi produzido e alimentado o sítio eletrônico pertencia a uma faixa de endereços (200.219.19/24) alocada para a Secretaria de Planejamento do estado. A investigação foi feita a pedido do próprio senador e ex-presidente José Sarney.

A PF ainda não identificou os servidores que teriam montado na Seplan o site com referências desabonadoras à família Sarney. Sabe-se, porém, que o endereço eletrônico havia sido criado no último dia 27 de dezembro e sua primeira configuração realizada no dia seguinte. No último dia 16, o delegado federal Haroldo Sérgio de Lima oficiou à Justiça Federal no sentido de conseguir um mandado de busca e apreensão na sede da Secretaria de Planejamento. Mas foi autorizada apenas uma inspeção no local solicitado, realizada no último dia 22.

- Os fatos ora em apuração merecem repressão exemplar e célere, haja vista que a autoridade lesada é atualmente senador da República e ex-presidente da República e do Congresso Nacional - diz trecho do relatório da Polícia Federal.

Os delitos estão tipificados nos artigos 138, 139 e 140, todos do Código Penal, com penas de seis meses a dois anos de detenção. Segundo a assessoria de imprensa do governo do Maranhão, ''se ficar comprovado que o site foi criado por algum funcionário da Seplan, estes o fizeram por livre e espontânea vontade e serão exemplarmente punidos''.

O rompimento oficial entre o atual governador do estado e a família Sarney ocorreu em julho do último ano, depois de divergências públicas entre a primeira-dama do Maranhão, Alexandra Tavares, e a senadora Roseana Sarney. A briga política foi alimentada pela situação econômica do Estado e pela sucessão estadual em 2006, atingindo seu ápice na eleição para prefeito de São Luís, capital do estado. José Reinaldo foi vice de Roseana, que havia apoiado a sua candidatura em 2002.