Título: Ventos polêmicos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2005, País, p. A3

As frases polêmicas têm sido freqüentes desde o início do governo, mas, na última semana o presidente parece ter caprichado nos discursos. Entre gafes e frases provocativas, ele Lula vem cometendo deslizes como o de ontem, quando chamou de ''vendaval'' o tsunami que matou milhares de pessoas na Ásia.

No dia 27 de janeiro, quando discursou no Fórum Social Mundial Lula começou saudando a ''terceira edição'' do evento, que acontecia pela quinta vez. Logo em seguida, ao elogiar o presidente argentino Nestor Kirchner, referiu-se a ele como ''companheiro Menem'', histórico rival de Kirchner.

Ainda no Fórum, Lula gerou polêmica ao responder às vaias dos militantes:

- Esses que não querem me ouvir são os filhos do PT que se rebelaram - provocou.

Como se não bastasse, chamou o mediador da mesa, Cândido Grzybowski, de presidente do Fórum, quando na verdade ele é um dos integrantes do Conselho Internacional. O cargo de presidente sequer existe no FSM.

À lista de discursos extravagantes soma-se o da terça-feira, quando o presidente embarcou no otimismo para prever o futuro do país. Na abertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal, afirmou que, se o século 19 foi o da Europa e o 20, dos Estados Unidos, o 21 será o século do Brasil.