Título: Falta de água surpreende consumidor
Autor: Rafael Baldo
Fonte: Jornal do Brasil, 03/02/2005, Brasília, p. D3

Caesb recebeu mais de 4 mil ligações

A suspensão do fornecimento de água em dez cidades, feito ontem pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), pegou alguns moradores de surpresa. Apesar da divulgação nos meios de comunicação e da quantidade de ligações para o atendimento da Companhia não ter ultrapassado a média diária de 4,5 mil telefonemas, muitas pessoas só foram notar as torneiras sem água no meio da tarde. Foi o caso do aposentado Raimundo Medeiros, morador do Núcleo Bandeirante. As louças do almoço não foram lavadas até Raimundo falar com o vizinho, que contou sobre o corte. As roupas sujas ficaram para o dia seguinte. Apesar da surpresa, o transtorno não foi maior por conta da reserva na caixa d'água de 500 litros.

- Como a água do banheiro vem direto da caixa, banho e descarga não são problemas. Mas tive que encher um balde para não deixar os pratos sujos - comenta o aposentado.

Às 4h de terça-feira, o abastecimento foi interrompido para manutenção de uma das bombas coletoras da barragem do Rio Descoberto, em Águas Lindas. Segundo a Caesb, o trabalho terminou às 13h e a distribuição de água foi normalizada no horário previsto, às 22h. A demora foi resultado da recuperação de pressão da água, atingindo as cidades de Santa Maria e Gama somente no final da noite.

Quem mais sentiu a falta de água foi o comércio. Boa parte dos estabelecimentos não possuem caixas d'água ou tem reservatórios muito pequenos. A vendedora Divina de Souza não pôde ir ao banheiro o dia todo. Somente quando chegou em casa, em Samambaia, conseguiu dar a descarga.