Correio Braziliense, n.20746, 11/03/2020. Política. p.4

TSE reafirma segurança das urnas
Renato Souza


Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber e Marco Aurélio Mello refutaram as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que houve fraude nas eleições de 2018. “Eu mantenho a minha convicção quanto à absoluta confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação”, afirmou Rosa Weber, presidente do TSE. “Agora, se há provas que possam nos ser oferecidas, nos vamos examiná-las com o mais absoluto rigor.”

Marco Aurélio Mello, por sua vez, afirmou que não houve críticas credíveis sobre as eleições. “Em 1996, capitaneei as eleições. De lá pra cá, não houve impugnação ao sistema minimamente séria”, destacou.

Em nota, o TSE ressaltou que, ao longo de mais de 20 anos da utilização do sistema eleitoral, não foi constatada sequer uma fraude. E frisou “a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação”.

Ainda de acordo com a Corte, qualquer prova que indique falhas no sistema de votação será investigada. “Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil, e o TSE garantirá que continue a ser assim”, completou a nota.

Na segunda-feira, Bolsonaro afirmou que ganhou as eleições presidenciais em primeiro turno e que tem provas de fraude no sistema, mas não apresentou nenhuma. Ontem, ele voltou à carga: “Quero que me ache um brasileiro que confia no sistema eleitoral brasileiro”, disparou, para jornalistas, em Miami.