Correio Braziliense, n.20741, 06/03/2020. Política. p.2

Bolsonaro: "Economia está muito bem"

Ingrid Soares


O presidente Jair Bolsonaro participou, ontem, de uma reunião com empresários da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ao retornar para Brasília, no fim da tarde, ele disse ter ouvido do grupo que “o Brasil está bem, tudo bem diferente do publicado pela mídia”. O chefe do Executivo se referiu a reportagens sobre o PIB de 2019, de 1,1%. Em live, à noite, retomou o assunto.

“Hoje (ontem), estivemos com um grupo de quase 80 empresários em São Paulo. Os megaempresários do Brasil todo estavam lá. Foi uma reunião para ouvir os empresários, e ouvimos muita coisa que compete a nós resolver. São decretos presidenciais, portarias nos ministérios e também normas da Receita Federal”, afirmou. “É impressionante: o Paulo Guedes ficou até meio assustado, como a Receita atrapalha em algumas áreas o desenvolvimento do Brasil. É uma coisa terrível a burocracia, terrível”, criticou.

Segundo o chefe do Executivo, uma nova reunião está marcada para junho. “Eles estão felizes com o que está acontecendo com a economia do Brasil. Nunca sentiram tanta confiança no trabalho do governo como um todo no tocante à produção, à economia e a todas as áreas do Brasil”, destacou. “A gente vê a imprensa, por outro lado, criticando, falando mal do PIB: olha o Pibinho, Pibinho! Se a imprensa produzisse verdade, o Brasil estaria muito melhor, mas não produz verdade.”

Bolsonaro voltou a frisar que “a economia está muito bem”. “O que acontece: quando você fala, eles deturpam, quando você não fala, eles inventam. A questão do PIB é a mesma coisa. Paulo Guedes explicou muito bem a questão do PIB. Eles foram levar em conta os últimos anos, teve altos e baixos, sim. Eu não entendo de economia, o Posto Ipiranga é que entende, e ele explicou para o pessoal lá. Então, está muito bem a economia, graças a Deus, segundo o Paulo Guedes e a equipe econômica, testemunhado e comprovado pelos empresários. A imprensa vai ganhando cada vez mais descrédito. Lamentável o que acontece com a imprensa brasileira.”

Por sua vez, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, fez elogios ao Executivo. “A tônica da reunião foi o otimismo, a confiança e o apoio dos setores produtivos de todo o Brasil ao governo e à agenda econômica. Há um consenso de que estamos no rumo certo”, afirmou, de acordo com o portal da Federação.