Título: Petistas serão relatores das CPIs da Câmara
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 31/03/2005, Brasília, p. D1

Escolha mexe com equilíbrio entre governo e oposição

Após os últimos acertos no PMDB, definidos em reunião da bancada no início da tarde, as CPIs da Saúde e da Educação foram instaladas. Dois petistas ficaram com as relatorias: Arlete Sampaio (Saúde), e Paulo Tadeu (Educação). As primeiras reuniões dos grupos devem acontecer ainda hoje, a fim de definir metas e indicar material e pessoal de apoio nas investigações. Dentro do acordo entre governistas e oposicionistas, a deputada Eliana Pedrosa (PFL) foi escolhida para presidir a CPI da Saúde e o deputado Augusto Carvalho (PPS), a da Educação. Antes da escolha, porém, o presidente Fábio Barcellos (PFL) pediu que o PMDB enviasse um requerimento pedindo a modificação na lista de integrantes que havia sido publicada anteontem. O deputado João de Deus (PMDB), que estava participando das duas CPIs, foi substituído por Ivelise Longui (PMDB) na Educação. Indicado pelo líder do PMDB, Odilon Aires, para participar das investigações na Educação, o deputado Benício Tavares preferiu ficar de fora, e deu sua vaga para a colega de bancada Eurides Brito.

Ex-secretária de Educação, Eurides também deverá ser investigada pela comissão. A deputada, no entanto, fez questão de participar do processo, pois seu desafeto declarado, deputado José Edmar (Prona) é um dos membros do grupo.

- Não farei pré-julgamentos, mas vou procurar presidir de maneira serena e equilibrada. Se eles conseguem conviver como membros da base do governo, porque não conviveriam na CPI? - afirmou Augusto Carvalho, ressaltando que a instalação das comissões é uma mostra de ''afirmação'' do Legislativo.

Entre a oposição, o receio era de rompimento do acordo firmado logo após a criação da Frente Democrática - formada com vistas à eleição da Mesa Diretora - no qual estava acertada a presidência da Educação para Augusto. No entanto, a manutenção do pacto foi comunicada ontem para o governador Joaquim Roriz pelos ex-dissidentes da base governista, durante um almoço na casa do senador Paulo Octávio (PFL).

Ainda durante a reunião da bancada peemedebista, os deputados brigaram pelas presidências de duas comissões permanentes: de Ética e de Assuntos Sociais. Ontem, indicaram João de Deus para presidir a de Segurança e Ivelise Longhi para a de Assuntos Fundiários.