Título: CPI avalia contas de hospital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/04/2005, Brasília, p. D3
Auditores levam a deputados relatório pericial obre o Santa Juliana
Os integrantes da CPI da Saúde têm um encontro marcado, amanhã pela manhã, com os auditores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) que elaboraram o relatório pericial sobre o Hospital Santa Juliana, diante de denúncias de favorecimentos do hospital particular pelo ex-secretário de Saúde, Arnaldo Bernardino. De acordo com a presidente da CPI, deputada Eliana Pedrosa (PFL), o objetivo é esclarecer o que foi apurado pelos investigadores e nivelar as informações. A comissão também aguarda a chegada das cópias de todos os contratos firmados entre Secretaria de Saúde e hospitais particulares para iniciar as investigações. Os auditores do Denasus também são aguardados na Polícia Federal nos próximos dias. Segundo a assessoria do órgão, que investiga possível desvio de recursos federais do SUS por meio de internações em UTIs do Santa Juliana, o depoimento dos cinco servidores estava marcado para a semana passada, mas eles não puderam comparecer. O titular da Delegacia de Polícia Fazendária, Reniton Pimentel, responsável pelo inquérito, ainda não marcou o depoimento de Bernardino.
O presidente da CPI da Educação, deputado Augusto Carvalho (PPS) também aguarda a chegada de documentos da Secretaria de Educação, do Tribunal de Contas do DF, do Ministério Público, do Ministério da Educação e do Tribunal de Justiça para iniciar as investigações. Os pedidos foram feitos na sexta-feira e, caso não cheguem hoje, é possível que Augusto peça as cópias ao procurador-geral Rogério Schietti.
Neotucana -- Sem partido desde a extinção do PSD, pelo qual concorreu a uma vaga da Câmara Legislativa nas últimas eleições, a recém-empossada deputada distrital Maria da Guia filiou-se ontem ao PSDB. Ela assumiu a vaga deixada pelo agora secretário Pedro Passos, e será a única representante do partido da vice-governadora Maria de Lourdes Abadia na Câmara.
- Infelizmente tivemos candidatos que decidiram, depois de eleitos, mudar de legenda. Por isso estamos felizes com o retorno de Maria da Guia - disse Abadia, referindo-se à deputada Anilcéia Machado, hoje filiada ao PMDB e líder do governo na Câmara. A distrital, no entanto, estuda convite para retornar à legenda, que há poucos meses flertava com também peemedebista Eurides Brito.
Em 2002, Maria da Guia recebeu apenas 4,8 mil votos.