Título: Traficantes são detidos
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 06/04/2005, Brasília, p. D4

Em uma operação de tocaia, precedida por dois meses de investigações e de identificação de suspeitos, dez agentes da Delegacia de Polícia do Lago Sul apreenderam 84 latas de merla, um revólver calibre 38, roubado de um policial militar há seis meses, em Samambaia, além de R$ 155. O traficante Washington Luís Bittencourt de Sousa, de 23 anos, foi preso na QNL 26, em Taguatinga, no local conhecido como Chaparral. Washingnton guardava a droga na casa de um menor, também detido. Os agentes já sabiam quem era quem e montaram campana em frente à casa do menor, na QNL 30, às 5h. Aguardaram a chegada da droga para dar o flagrante e às 7h fizeram a abordagem.

Outros quatro menores foram levados para a delegacia, mas apenas dois deles, ambos de 17 anos e com passagens anteriores por furto, serão encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DAC). Os adolescentes foram qualificados como vítimas e Washignton será acusado por corrupção de menores, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, podendo ser condenado até a 20 anos de cadeia.

O traficante não tinha passagem anterior pela polícia e não resistiu à prisão. Já escolado, Washignton disse que só faria declarações em juízo e que estava tranqüilo (embora demonstrasse nervosismo). Negando qualquer culpa, afirmou que não devia nada e, por isso, também não temia.

- A verdade vai aparecer - declarou Washignton, cobrindo o rosto com a camisa.

Todas as latas apreendidas estavam prontas para a comercialização. Cada uma delas é vendida, em média, por R$ 60. Segundo o delegado Antônio José Romeiro, titular da 10ª DP, a maior dificuldade no combate ao tráfico é a velocidade com que as drogas são vendidas.

- A droga é um crime invisível. Só aparece quando há atuação da polícia - assegurou.