Correio Braziliense, n.20580, 27/09/2019. Brasil. p.6

Mais liberdade às particulares


A autorregulação das universidades privadas voltou à tona ontem, durante discurso do ministro da Educação Abraham Weintraub, durante o 21º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP). “O que o governo vai fazer por vocês? Nada! Vocês têm que se virar”, disse em resposta aos representantes das universidades particulares logo no início do discurso. De acordo com o ministro, a autorregulação é uma “oportunidade gigantesca” para os dirigentes do ensino superior. “Vocês estão diante de um governo liberal, que vai dar liberdade para vocês e vai cobrar responsabilidade das suas ações”, disse.

Weintraub explicou que essa autorregulação dependeria de uma negociação das universidades privadas com o setor público. “Eles têm que se organizar e apresentar uma proposta. Com base nessa proposta, a gente vai dar mais ou menos liberdade”, indicou. Apesar de defender a proposta que dá mais liberdade para faculdades privadas, o ministro afirmou que a medida não significa que a pasta deixará de fiscalizar o setor.

“A supervisão do Estado é mantida. O setor se autorregula e o Estado fiscaliza e observa se está funcionando adequadamente. Isso já tem em várias áreas da economia. Você permite maior liberdade com responsabilidade. É uma mudança cultural muito grande”, ressaltou. No entanto, para temas mais delicados, ele salientou que deve haver mais controle do governo. “(Curso de) Medicina, eu acho que tem que ter menos liberdade, porque é uma coisa nevrálgica. Um curso que é ligado a uma coisa mais etérea poderia ter um pouco mais de liberdade”, acrescentou. (GP, IM e MEC)