Título: EUA investigam MST
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 07/04/2005, País, p. A3
O governo dos Estados Unidos está investigando o MST. O país está levantando eventuais ligações do movimento com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os EUA teriam mobilizado grande efetivo para levantar informações sobre o MST, segundo fontes do governo. A investigação foi detectada por autoridades brasileiras em Pernambuco, estado recordista em invasões de terras. O cônsul dos EUA em Pernambuco, Peter Swavely, conduz o levantamento. Outro americano que viajou ao estado para levantar informações foi o segundo secretário para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Richard Thomas Reiter.
Reiter e Swavely tiveram encontro com a superintendente do Incra em Pernambuco, Maria Oliveira, dia 10 de fevereiro. Os americanos pediram informações sobre a ''extensão do abril vermelho''. Maria Oliveira comentou com amigos que achou ''muito preocupante'' o nível de informações que os americanos buscavam. O que mais irritou assessores do Incra em Pernambuco foram os insistentes telefonemas que se seguiram após a reunião. Só na semana passada, os funcionários do governo dos EUA deram cinco telefonemas para o Incra, pedindo informações sobre supostas ligações do MST com as Farc. O Incra em Pernambuco desconhece tais ligações.
A Embaixada dos EUA informou ontem que ''geralmente os funcionários não falam de investigações no Brasil''. Segundo a assessoria da Embaixada, eventual investigação sobre ligação do MST com as Farc é tratado como ''assunto sigiloso''.