Correio Braziliense, n. 20584, 01/10/2022. Economia, p. 07

Exclusividade na votação.


Depois de uma semana conturbada, em que a reforma da Previdência foi praticamente deixada de lado por questões consideradas mais urgentes, o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não só afirmou que hoje a matéria será o único item da pauta do plenário da Casa, como que pode ter mais de 60 votos favoráveis na votação em primeiro turno. “Há, com certeza, uma folga razoável em torno do limite de votos necessários para aprovação de uma emenda constitucional”, disse.

“A gente pode ter 60 votos, 62, 63 votos, porque há um sentimento dos senadores em aprovar essa matéria”, ressalta Alcolumbre. Esse número permitiria a aprovação da proposta com folga, já que são necessários 49 votos para que a Casa aprove mudanças constitucionais.

A expectativa é de que haja votação do relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e que a matéria chegue ao plenário a partir das 16h, para que a votação seja concluída até a noite. O segundo turno da votação deve ocorrer na terça-feira ou na quarta-feira da semana que vem, segundo o Presidente do Senado, que se baseia em um calendário acertado entre lideranças partidárias da Casa.

 

Futebol

Alcolumbre esteve ontem na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para ouvir a entidade sobre a proposta que trará mudanças para os clubes de futebol, como a possibilidade de transformação dos times em empresas.

O Presidente do Senado afirmou que deve promover uma audiência pública sobre o tema no Senado, antes mesmo de a proposta chegar à Casa. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse que a confederação é a favor da profissionalização dos clubes, mas contrária à imposição de que eles se tornem empresas.