Título: CPI suspeita de uso de laranjas por hospital
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 07/04/2005, Brasília, p. D1
Para promotor, houve favorecimento ao Santa Juliana
A CPI da Saúde na Câmara Legislativa recebeu ontem o promotor de defesa da Saúde, Jairo Bisol, e o auditor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) Carlos Augusto de Jesus. Em um encontro a portas fechadas com os cinco distritais integrantes da comissão, eles expuseram indícios de que os atuais diretores do Hospital Santa Juliana possam ser laranjas em um esquema de favorecimento ao hospital na contratação de UTIs particulares pela rede pública. Segundo Bisol, que acompanha as investigações no Ministério Público do DF, ao serem questionados pelos auditores, os sócios do Santa Juliana demonstraram ter pouco conhecimento do funcionamento administrativo e financeiro do hospital.
- Os proprietários formais não tinham controle gerencial nem conhecimento sobre a estrutura, a evolução patrimonial ou mesmo o lucro. E proprietários têm controle sobre seu patrimônio. Há indícios fortes que sejam laranjas - afirmou o promotor.
À frente do hospital estão Wylo Dias Magalhães, cunhado do ex-secretário de Saúde Arnaldo Bernardino, e Marta Maria Madeiro Leite, irmã do médico Alberto Jorge Madeiro Leite, então assessor de Bernardino. A irmã de Bernardino Adaíza Alves de Moura é a diretora de finanças da instituição.
Há sinais de que os desvios de recursos na Saúde tenham ocorrido ainda quando Bernardino era um dos sócios da Clínica de Especialidades Médicas Planaltina (Cemep) e Alberto Jorge coordenador de licitações dos serviços médicos na Polícia Militar. Existem suspeitas de que a Cemep foi favorecida nas licitações da PM.
No entanto, de acordo com Bisol, por falta de recursos as investigações ficaram focadas no suposto esquema na contratação de UTIs do hospital de propriedade de parentes e amigos do ex-secretário. Em reunião marcada para a manhã de hoje, os distritais deverão discutir se expandem ou não as investigações na CPI para aprofundar nas denúncias que envolvem a Cemep e a prestação de serviços médicos para a PM.
- O requerimento que pede abertura de comissão parlamentar não restringe a atuação para o Santa Juliana. Mas vamos estudar qual norte tomar - disse a presidente da CPI da Saúde, deputada Eliana Pedrosa (PFL).