Título: População entrega mais 10 mil armas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/04/2005, País, p. A6
Agência Brasil
BRASÍLIA - Mais de 10.600 armas de fogo foram entregues em postos da Campanha do Desarmamento durante o mês de março em todo o país, segundo a Polícia Federal. O número representa um aumento de 10% em relação a dezembro do ano passado. De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luís Fernando Corrêa, um dos fatores que contribuiram para o crescimento foi o fato de a campanha ter sido levada para o interior do país.
- Motivamos os prefeitos a promoverem o desarmamento em seus municípios e se envolverem em toda a campanha - explica.
O secretário conta que as ações do governo federal estão presentes de forma mais intensa no interior do Pará. De acordo com ele, a Polícia Federal montou estandes para recolhimento de armas e promove campanhas em regiões com maior índice de violência. Segundo o secretário, as ações estão ocorrendo em todos os municípios.
- Estamos trabalhando com a Frente Nacional de Prefeitos e mantemos contato com pólos regionais para que gestores de cada região promovam o desarmamento e outras ações de combate à violência - destaca.
A aposentada Dora Silveira doou seis armas este mês. Ela conta que isto só aconteceu porque os postos de recolhimento foram instalados próximos à sua casa, em Limeira (SP).
- Não sabia que tinha estas armas. Só descobri quando o meu marido morreu. Aproveitei os estandes para entregá-las porque não gosto de armas em casa justificou.
Dados do Ministério da Justiça indicam que os índices de homicídios no estado de São Paulo, por exemplo, recuaram em 18% após a implementação do programa.