Título: Senador troca o PMDB pelo PP
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/04/2005, Brasília, p. D1

O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) está de malas prontas para deixar o partido do governador Joaquim Roriz. De olho em 2006, o empresário deverá desembarcar nos próximos dias no Partido Progressista. O ensaio da filiação acontece hoje, em um almoço a integrantes do PP nacional em sua residência, no Lago Sul. Ele garante que disputará com o presidente regional da legenda, Benedito Domingos, a pré-candidatura ao Buriti. - O PFL não tem dois candidatos? O PP também poderá ter - avaliou o senador.

Benedito vê a filiação como um fortalecimento da legenda para composições nas próximas eleições. ''Ele vem para somar'', avalia o ex-vice, ressaltando que ainda faltam definições sobre a verticalização e a possível ausência de Roriz no pleito.

O desempenho eleitoral do senador, no entanto, é uma incógnita. Em 1998, Amaral pegou carona como suplente do então candidato ao Senado Luiz Estevão, pelo PMDB. Assumiu quando Estevão foi cassado, no segundo ano do mandato.

O ingresso de Amaral permitirá que o PP forme um bloco de três parlamentares no Senado, onde hoje não tem representantes.

- A intenção é ganhar uma liderança e um gabinete - afirma Amaral, revelando que os senadores João Batista Motta (PMDB-ES) e Aelton Freitas (PL-MG) também ingressarão na sigla.