Título: Ibama diz que Zôo superou problemas e já pode reabrir
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/04/2005, Brasília, p. D3
De acordo com o órgão, problemas de segurança eram pequenos e foram corrigidos
Técnicos do Ibama fizeram nova vistoria no Zoológico de Brasília ontem. O local foi interditado na terça-feira à noite por ordem do juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública do DF, Esdras Neves, que proferiu liminar acatando o pedido do Ministério Público. Tudo começou quando a promotora Kátia Cristina Lemos entrou com ação civil pública no dia 29 de março, pedindo a suspensão da visitação ao Zoológico porque, de acordo com laudo do Ibama - segundo ela - o recinto de alguns animais ofereceria risco tanto para o público quanto para tratadores.
Segundo o diretor-executivo do Ibama, Francisco Palhares, os técnicos do Ibama constataram que pequenas irregularidades que existiam já foram reparadas e o órgão não encontrou nenhum empecilho ao funcionamento normal do zoológico.
- O relatório anterior produzido pelo Ibama em novembro de 2004, no qual se baseou o Ministério Público foi feito de acordo com uma legislação ultrapassada, que foi modificada em 2002. Não há motivos para o zoológico permanecer fechado, uma vez que todas as instalações são perfeitamente seguras - disse.
Palhares afirmou que o Ibama fará um relatório sobre a vistoria e entregará à justiça ainda hoje.
O diretor do Zoológico, Raul Gonzales afirmou que, apesar de o laudo do Ibama indicar que as instalações do zoo não oferecem perigo, obras de caráter emergencial serão realizadas.
- Nós queremos mostrar a todos que o zoológico é totalmente seguro. Estamos adotando medidas que não são nem usadas por outros zoológicos para garantir segurança total - afirmou.
Entre as obras previstas, estão o reforço do recinto dos elefantes, a reforma do serpentário, a construção de cercas nos recintos das corujas, arapapas e perequitos, a recuperação do recinto do chimpanzé e o aumento da cerca do recinto do lobo guará dos atuais 1,90m para 2,20m .
Segundo o secretário de Administração de Parques, Ênio Dutra, a liberação de cerca de R$ 1 milhão será feito em cará ter emergencial, com dispensa de licitação, pela secretaria de Obras.
Dutra acredita que o zoológico será reaberto em breve.
- Nós apresentamos provas de que o zoológico é seguro. Pretendemos fechar apenas áreas em que as reformas estão sendo feitas, mas manter o zoológico aberto como um todo - disse.
Amanhã, às 11h, o governador em exercício, o presidente da Câmara Legislativa Fábio Barcellos, fará uma visita ao zoológico, em companhia do secretário de Obras, Roney Nemer.
- Nós vamos verificar a segurança do local e agilizar a reabertura do zoológico que é um local de lazer muito importante para toda a família brasiliense - afirmou Barcellos.