Título: Corrida às bancas de jornal
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/04/2005, Internacional, p. A8

Os exemplares da edição especial do jornal do Vaticano sumiram assim que chegaram às bancas, compradas por pessoas ávidas por um último souvenir do papa João Paulo II. Até a polícia teve que intervir para conter os caçadores de lembranças.

Algumas pessoas esperaram mais de uma hora para garantir um exemplar especial do L'Osservatore Romano , enquanto o corpo do papa era velado no Palácio Apostólico. A edição especial veio acompanhada com uma foto avulsa de João Paulo II rezando com um rosário em suas mãos. O periódico, que normalmente não é vendido aos domingos, tem pequena e distribuição e pode apenas ser encontrado em poucas bancas, perto do Vaticano.

À medida que os jornais iam chegando à banca próxima da basílica de São Pedro, mais de 150 pessoas lutavam por um jornal. A polícia teve que usar cordas para organizar a fila. Em outra banca, um funcionário vendeu 2 mil exemplares em meia hora.

Na RAI Uno, canal de TV estatal italiano, o TG1, noticiário das 13h , mostrou a busca pelos jornais, bem como a dor dos peregrinos na praça de São Pedro. O jornal também exibiu um panorama da cobertura mundial sobre a morte de João Paulo II. Ao destacar a América Latina, o apresentador citou o Brasil, ''como o maior país católico do mundo'' e exibiu a primeira página do Jornal do Brasil de domingo. Nenhum outro veículo brasileiro ou latino-americano foi selecionado pela emissora.