Título: Brasileiro é apontado como favorito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/04/2005, Internacional, p. A12

O jornal britânico Sunday Times apontou ontem o arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Cláudio Hummes, como favorito a ocupar o lugar de João Paulo II na liderança da Igreja Católica. O diário classifica Hummes de conservador sobre as doutrinas da igreja e radical nas questões sociais. A escolha do brasileiro pelo conclave - a reunião de 117 cardeais que aponta o novo papa - reforçaria o conceito internacional da posição. Mas para o jornal, seria uma escolha arrojada.

O arcebispo Lorenzo Baldisseri, porta-voz do Vaticano no Brasil, avalia que o novo líder virá de um país majoritariamente católico. Os candidatos à sucessão representam duas tendências.

A primeira deseja um retorno de um papa italiano, depois do parêntese polonês que rompeu com uma tradição de quatro séculos. Candidatos de alto nível intelectual e espiritual justificam esta orientação, que marcaria uma etapa de transição. Nesta ótica, a escolha de um papa idoso não seria obstáculo.

Os seguidores da segunda tendência querem preservar o recente caráter internacional encarnado pela designação de João Paulo II, ou até impulsionar a eleição de um papa oriundo de um país em desenvolvimento. Assim, apóiam candidatos latino-americanos e africanos.

Não há um padrão para a escolha papal. Mas o candidato deve ser católico, de preferência cardeal, menor de 80 anos, e ser fluente em italiano e outras línguas.