Título: Benício mais perto de virar secretário
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/04/2005, Brasília, p. D3
Roriz estuda indicação de distrital
Desgastado desde que foi bombardeado por denúncias de envolvimento sexual com menores de idade a bordo de um iate no Rio Negro (AM), em setembro do ano passado, o deputado Benício Tavares (PMDB) reforçou no Palácio do Buriti sua intenção de configurar no primeiro escalão do governo. O pedido vem sendo analisado pelo governador, que ontem à noite embarcou para a Itália. Pessoas próximas a Roriz acreditam que há certa disposição para atender o pedido do aliado, que pleiteia a Secretaria de Transportes. No entanto, haveria também resistência para trocar o atual secretário Mauro Cateb.
Na Câmara Legislativa, ainda há chances de Benício enfrentar um novo pedido de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. A corregedora da Casa, deputada Eliana Pedrosa (PFL), avalia um abaixo-assinado com 15 mil assinaturas do Fórum do DF de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pedindo a reabertura do processo, arquivado na Comissão de Ética no ano esse momento, a abertura de processo de investigação no Tribunal de Justiça do DF sobre o caso Amazonas.
Caso se confirme como secretário, nada muda no processo criminal, pois secretários de estado, assim como deputados distritais, têm prerrogativa de função para responder no Tribunal de Justiça. Como deputado distrital, Benício Tavares teria ainda a prerrogativa de obter a suspensão do processo, caso a maioria de seus colegas distritais aprovasse em plenário um pedido da liderança de sua legenda.
No entanto, o PMDB não apresentou qualquer requisição neste sentido perante a Mesa Diretora. Ao menos até agora.