Correio Braziliense, n.20577, 24/09/2019. Política. p.4

"Como ousam?", diz Greta aos líderes
Alessandra Azavedo


A adolescente sueca Greta Thunberg, de 16 anos, fez, na manhã de ontem, um contundente discurso cobrando líderes mundiais a agirem contra as mudanças climáticas. “Como vocês ousam?”, perguntou várias vezes, sobre a inação dos países em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, durante a abertura da Cúpula do Clima da ONU, em Nova York. “Isso tudo está errado, eu não deveria estar aqui, eu deveria estar na escola do outro lado do oceano. Como vocês ousam? Vocês roubaram os meus sonhos e minha infância com palavras vazias”, disse.

“Pessoas estão sofrendo, morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso, temos extinções em massa. E vocês vêm aqui falar de contos de fada de dinheiro e crescimento econômico?”, continuou a jovem ativista, que se transformou em uma das principais vozes no mundo a pedir ações contra as mudanças climáticas.

Greta começou em agosto do ano passado um movimento silencioso, faltando às aulas às sextas-feiras para pedir ao governo sueco ações mais efetivas. Seus atos influenciaram jovens em todo o mundo, que engrossaram as “Fridays for Future”. Na última sexta-feira, eles tomaram as ruas em todo o mundo, em um protesto que se acredita ter atraído 4 milhões de pessoas. Greta, já em Nova York, foi um dos destaques da marcha na cidade, que reuniu 250 mil pessoas, segundo os organizadores.

“Por mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. E como vocês ousam não olhar, vir aqui e dizer que estão fazendo o suficiente?”, declarou na cúpula da ONU. “Se vocês escolherem falhar, nós nunca perdoaremos vocês. Nós não vamos deixar vocês escaparem disso. Aqui e agora é quando nós riscamos a linha. O mundo está acordando e a mudança está chegando, gostem vocês ou não”, continuou Greta.

Infância

Dezesseis jovens, incluindo Greta Thunberg, anunciaram ontem uma nova ofensiva, desta vez no campo legal, ao denunciar a inação de líderes mundiais como uma violação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Embora representantes dos países denunciados, entre eles o Brasil, tenham assinado esta convenção há 30 anos, comprometendo-se a proteger a saúde e os direitos das crianças, eles “não cumpriram suas promessas”, declarou a sueca.

Quase todos os países, com exceção dos Estados Unidos, ratificaram essa convenção para proteger a saúde e os direitos das crianças. Mas “violaram todos nós e negaram nossos direitos. Nosso futuro está sendo destruído”, acrescentou Alexandria Villasenor, apelidada de a “Greta Thunberg americana”.

Na prática, a denúncia sem precedentes de jovens com idades entre oito e 17 anos dirige-se a cinco países poluentes: Brasil, França, Alemanha, Argentina e Turquia. Os jovens são de 12 países diferentes e contam com a ajuda do escritório internacional de advocacia Hausfeld e o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A denúncia se refere a um “protocolo opcional” pouco conhecido da convenção: desde 2014, este autoriza as crianças a apresentarem queixas perante o Comitê de Direitos das Crianças da ONU, se considerarem que seus direitos foram violados.

Frase

“Como vocês ousam? Vocês roubaram os meus sonhos e minha infância com palavras vazias. Se vocês escolherem falhar, nós nunca perdoaremos vocês”

Greta Thunberg ativista sueca