Título: Produto para chinês ver
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 04/04/2005, Economia & Negócios, p. A19

Depois de exportar 2,4 milhões de sacas de café em 2004, o Grupo Tristão comemora esta ano o 70º aniversário. Em meio às celebrações, Jônice Tristão, filho do fundador da empresa capixaba e pai dos atuais diretores do Grupo, recebeu em Londres o prêmio de Personalidade do Ano 2005, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Inglaterra, dedicado a empresários que tiveram destaque nas relações comerciais entre os dois países.

Além de contar com escritório em Londres, a Tristão Companhia de Comércio Exterior, comandada por Sérgio Tristão, filho de Jônice, administra a fábrica de café solúvel Real Café, que tem capacidade de processar 10 mil toneladas por ano, atrás apenas no Brasil das unidades da Nestlé, Cacique e Iguaçu. Sérgio explica que não atua como marca de café solúvel no país, mas apenas como fornecedor do produto para outras empresas.

- Desde 2000, já investimos R$ 36 milhões na modernização e automatização da fábrica, que teve a capacidade de produção duplicada - conta.

Em relação ao café verde, o Grupo Tristão não possui fazendas próprias, mas armazéns e unidades de café solúvel e torrado e moído e aposta no mercado externo para crescer. E se hoje as principais exportações são para União Européia (60% do total), Estados Unidos (20%) e Japão e América do Sul (20%), no futuro Sérgio aposta na Ásia.

- Se tivesse que apostar, jogaria minhas fichas no crescimento do mercado chinês. Atualmente, o país não representa um pedaço importante do mercado, mas todos os países que experimentaram expressivo crescimento da economia e da renda per capita aumentaram o consumo de café - diz.