Título: Silêncio por João Paulo II
Autor: Danyella Proença
Fonte: Jornal do Brasil, 04/04/2005, Brasília, p. D3

Papa em lembrado na cerimônia de troca da bandeira

A cerimônia de troca da bandeira, que marcou a abertura oficial das comemorações pelo aniversário de Brasília, foi mais simples neste domingo. Não houve banda nem desfile. O dia ensolarado contrastou com o tom de contemplação das cerca de cinco mil pessoas que estiveram na Praça dos Três Poderes pela manhã. Cada um, à sua maneira, homenageava em silêncio o papa João Paulo II. O governador Joaquim Roriz, que estaria presente para anunciar o início das comemorações pelos 45 anos da cidade, não pôde comparecer. Quem o representou foi o secretário de Segurança do DF, Athos Costa de Faria. O discurso procurou dar ênfase ao aniversário de Brasília, mas a morte do sumo pontífice foi lembrada durante a cerimônia. O hasteamento foi conduzido em silêncio, já que os hinos Nacional e da Bandeira não foram executados. Também não houve a usual salva de tiros:

- Optamos por suprimir a banda e o desfile. Entendemos que a solenidade militar deveria ser simples em respeito ao papa - disse o major Edson Barbosa Silva, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A bandeira a meio mastro em frente ao Supremo Tribunal Federal também indicava que aquele domingo de sol era diferente. De igual, apenas as crianças que corriam de um estande ao outro, curiosas pelas demonstrações do Bope, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Florestal.

A cerimônia teve a presença de aproximadamente 350 alunos de escolas públicas do DF. A diretora Vanda Aparecida de Aguiar, do Caic Unesco, em São Sebastião, levou 90 estudantes de 2ª a 4ª série para o passeio cívico. Era a primeira vez que eles assistiam à solenidade.

Vanda destacou a importância da iniciativa para a formação das crianças, mas reclamou da infra-estrutura. Para os cerca de 5 mil visitantes, foram disponibilizados dois galões de água de 500 litros e dois banheiros químicos:

- Além do sol quente, aqui faltam banheiros e água. As crianças estão reclamando e vão ter de esperar chegar na escola - disse a diretora.

A solenidade da troca da bandeira acontece no primeiro domingo de cada mês, normalmente às 17h. Pelas chuvas constantes, o GDF decidiu transferir a cerimônia de abril para às 10h da manhã.