O Estado de S. Paulo, n. 46137, 11/02/2020. Política, p. A5

Apesar de queda, presidente é terceiro líder mais popular
Vinicius Passarelli


 

O presidente Jair Bolsonaro é o terceiro chefe de governo mais popular do mundo no Twitter. O brasileiro fica atrás apenas do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o que mostra o Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela consultoria Quaest a pedido do Estado. Os três líderes costumam utilizar o Twitter como plataforma de comunicação.

O índice foi calculado para uma amostra selecionada de 18 líderes mundiais a partir de dados de Facebook, Instagram e Twitter. Cada líder obteve um índice mensal, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020. O IPD tem uma escala que varia de 0 (popularidade mínima) a 100 (popularidade máxima).

O índice médio traz Modi em primeiro lugar, com 63,25 (de 100) pontos, Trump em segundo (62,27) e Bolsonaro, com 52,75. Na sequência, aparecem Recep Erdogan (Turquia), Luis Lacalle Pou (Uruguai) e Alberto Fernández (Argentina).

Para chegar ao IPD, são processados dados usando algoritmo de inteligência artificial que determina quais políticos são mais fortes no ambiente digital. O índice se baseia em 40 variáveis, divididas em cinco categorias: presença digital (perfis ativos nas redes; fama (número de seguidores); engajamento (interação, comentários e curtidas, por postagem); mobilização (compartilhamento das postagens) e valência (proporção de reações positivas por reações negativas).

“O fato de Trump e Modi postarem em inglês pode explicar em alguma medida essa popularidade, uma vez que isso possibilita atingir mais gente e atrair mais seguidores”, disse o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes.

No período analisado, Bolsonaro chegou a atingir o primeiro lugar uma vez: em agosto do ano passado, quando brigou pelas redes com o presidente francês, Emmanuel Macron, por causa da política ambiental do Brasil. Na média geral, Macron ocupa a décima posição.