Título: Ciro Gomes é desligado do PPS
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2005, País, p. A6

Folhapress

FORTALEZA - O ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, foi desligado ontem do PPS. Em nota oficial, a direção do partido informa que os dirigentes e militantes que ocupam cargos no governo federal estão compulsoriamente fora da legenda desde ontem. Quem ocupa cargos de liderança do governo no Congresso também foi desligado. É o caso da senadora Patrícia Saboya Gomes, que ocupa a vice-liderança do governo no Senado. Ciro Gomes era vice-presidente e Patrícia integrava a Executiva Nacional do partido.

De acordo com a nota, em 18 de janeiro o diretório nacional marcou o dia 31 como prazo-limite para a entrega dos cargos. Daí a decisão de desligar quem não cumpriu a decisão até segunda-feira, último dia do prazo.

Outros integrantes do partido que permanecem no governo são o presidente da Funai, Mércio Gomes, o secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Crescêncio Antunes, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Nordeste, José Zenobio de Vasconcelos e o diretor de engenharia da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), Clementino Coelho. Segundo a nota, todos pediram licença e foram desligados das funções partidárias.

Em Fortaleza, Ciro Gomes disse ontem que se sente ''vítima da arbitrariedade'' e que o presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire, quer transformar a sigla em linha auxiliar de José Serra e de Fernando Henrique Cardoso.

O ministo da Integração reafirmou que não deixará o governo. Nega, no entanto, que vá para o PMDB, como recomendou a ele o próprio presidente Lula. O ministro foi desligado por decisão do grupo de Freire, que é maioria e optou por fazer oposição ao governo Lula. Ciro e Freire têm trocado farpas em público há vários meses.

-Já na minha campanha para presidente da República fui traído por certas figuras do partido. Mas, serenamente, vou resistir pois no estatuto do PPS não existe cassação. O Brasil é uma democracia e o tempo de se cassar as pessoas já passou - afirmou.