Correio Braziliense, n. 20637, 23/11/2019. Brasil, p. 5

Gugu Liberato, 60 anos

Adriana Izel
Roberta Pinheiro
Geovana Melo


O apresentador de TV Augusto Liberato morreu ontem, aos 60 anos, depois de sofrer um acidente, quarta-feira, em sua casa, em Orlando, na Flórida (EUA). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Orlando Health Medical Center, mas rumores davam conta de que seu estado era gravíssimo, tanto que sua mãe, Maria do Céu, de 90 anos, estava a caminho do Brasil para os Estados Unidos. Gugu deixa três filhos: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sophia, de 15 anos. Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos. Segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa, detalhes sobre velório, sepultamento e traslado para o Brasil seriam decididos.

Na última quarta-feira, o apresentador viajou para os Estados Unidos, uma semana depois de voltar de uma temporada em Singapura. Gugu seguiu para uma casa recém-comprada em Windermere, nos arredores de Orlando, onde morava com os filhos. Ele caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros, quando tentava arrumar o ar-condicionado da residência. Na queda, bateu a cabeça na quina de um móvel. O apresentador foi levado pela família e pela mulher, Rose Miriam, que é médica, para o hospital.

A nota da assessoria de Gugu destaca que nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro. Salienta ainda que Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças que são muitas e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

A Record TV, que mantinha Gugu sob contrato, também emitiu nota: A Record TV teve a honra de contar com o talento de Gugu Liberato na sua programação ao longo de dez anos. Na tela da emissora, ele levou ao público diversão, humor, grandes entrevistas e muita emoção. Profissional versátil, transitou em diversos gêneros com uma desenvoltura ímpar, realmente única na televisão brasileira. E prossegue:

Em 23 de setembro deste ano, estava novamente no ar com o reality musical Canta Comigo, um formato que o havia surpreendido positivamente desde a primeira edição, também apresentada por ele 2018. À frente do Canta Comigo, ele encerrou sua história na TV brasileira com o mesmo entusiasmo que marcou o início de sua carreira.

História na TV

Só sei fazer televisão. É minha sina. Não existe nada que me empolgue tanto. Foi assim que Gugu definiu sua relação com a TV em parte de sua biografia. E é esse legado na história da televisão que deixa. Nascido em São Paulo, Antônio Augusto Moraes Liberato logo se tornou em um dos apresentadores mais relevantes do país. A trajetória na telinha começou em 1981 e, atualmente, apresentava o reality show musical Canta Comigo, na Record, cujas próximas edições deixara gravadas. Antes, comandou outro reality na emissora, o Power Couple. Gugu tinha renovado, neste ano, o contrato por mais três anos.

Apesar da carreira mais recente na emissora de Edir Macedo, o grande público considera o auge do apresentador quando esteve à frente do Viva a Noite, primeiro programa a desbancar a Globo, e depois em Domingo Legal, do SBT. Foi aí que ficou conhecido e celebrado como condutor de programas de auditório e atrações.

Gugu esteve à frente da atração dominical entre 1993 e 2009. Durante a década de 1990, atingia picos acima dos 40 pontos de audiência, e concorria diretamente com o Domingão do Faustão, apresentado por Fausto Silva. Até hoje, a marca Domingo Legal continua na emissora de Silvio Santos, mas agora sob o comando de Celso Portiolli.

No Domingo Legal, Gugu se notabilizou também por revelar nomes da música, como as boybands Menudo e Dominó, e pelos momentos excêntricos, como no quadro Banheira do Gugu. A atração era formada por um grupo de mulheres que competiam contra um time de homens para pegar o maior número de sabonetes. Além da banheira e das musas, outra marca registrada do quadro era o grito de valendo.

Ao longo da carreira, o paulistano apresentou Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo, Programa do Gugu e alguns realitys. Chegou a ser cotado para a Globo a pedido de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mas, a pedido de Silvio Santos, ficou na antiga emissora.

Além do sucesso nos programas de auditório, Gugu conquistou espaço na carreira musical com Pintinho Amarelinho, Galinha Azul e Bugalu. As faixas ainda inspiraram um trio de mascotes que caracterizavam o Programa do Gugu.

Em 2002, o apresentador lançou o disco Gugu para Crianças, com 11 faixas voltadas para o público infantil. O álbum vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil, e foi premiado com disco de ouro. Também atuou no cinema, contracenando ao lado de Angélica no filme Uma Escola Atrapalhada e ao lado de Xuxa Meneghel e do grupo Os Trapalhões.

* Estagiária sob supervisão de Fabio Grecchi