Título: Bush discursa hoje à nação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2005, Internacional, p. A7

O presidente George Bush tentará hoje, em seu pronunciamento à nação, obter o apoio do povo americano à política para o Iraque e à adoção de uma série de ambiciosas reformas econômicas nos EUA.

Em seu discurso às duas câmaras do Congresso, o presidente americano destacará as características de seu governo durante o próximo ano, o que pode ser essencial para seu segundo mandato.

Bush discursará fortalecido por sua reeleição e pelo aumento da maioria republicana no legislativo. Além disso, estará embalado pelo que considerou o ''sucesso'' das eleições iraquianas, no último domingo, apesar da violência no país. Estima-se que 60% tenham comparecido às urnas.

Mas o presidente deve estar preparado para enfrentar as críticas da oposição. Democratas já disseram que querem uma estratégia de retirada do Iraque, onde os EUA mantêm atualmente 150 mil soldados.

- Ele falará da importância de fazermos tudo o que pudermos para apoiar o povo iraquiano - antecipou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

De fato, os Estados Unidos planejam reduzir sua presença militar no Iraque nos próximos meses, já que, para garantir a realização das eleições, o país recebeu o maior número de tropas desde a invasão.

O presidente iraquiano, Ghazi al Yawar, previu ontem uma diminuição do número de tropas estrangeiras até o fim do ano, mas classificou de ''totalmente insensata'' a idéia de uma retirada imediata.

Para defender a manutenção da presença militar no Iraque, a Casa Branca decidiu apostar em outra estratégia. O Pentágono anunciou ontem que Bush pedirá um considerável aumento das indenizações às famílias dos soldados mortos no Iraque e no Afeganistão, o que gerará um apoio unânime em todo o país.

O presidente americano aproveitará o discurso ainda para defender a privatização parcial do sistema de aposentadoria, meta que transformou no eixo de sua agenda interna para o segundo mandato.

O projeto é tão importante para a Casa Branca que o Bush viajará por cinco estados na próxima quinta e na sexta-feira. Nessas visitas, tentará aumentar o apoio popular à polêmica idéia.

A privatização das aposentadorias, mesmo parcial, gera receios entre os legisladores republicanos moderados, além de uma oposição frontal do Partido Democrata.