Título: João Paulo II é internado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2005, País, p. A10

Sumo Pontífice estava gripado e condição piorou

ROMA - O Papa João Paulo II foi internado ontem à noite no hospital Gemelli, em Roma. Com uma gripe muito forte, segundo os médicos, o Sumo Pontífice, que tem 84 anos e sofre do Mal de Parkinson, já tinha cancelado todos os compromissos, incluindo a tradicional audiência pública de hoje.

A informação sobre a internação foi veiculada pela TV italiana. Apenas no fim da noite, o Vaticano se pronunciou a respeito. Através de uma nota oficial, soube-se que o Santo Padre estaria com uma forte infecção nas vias respiratórias.

- O papa João Paulo II se juntou aos milhões de italianos que pegaram gripe e padece de uma laringotraqueitite aguda. Também está com crises de espasmos de laringe devido às complicações causadas pela gripe, que piorou. Por isso se decidiu levá-lo ao hospital Gemelli com urgência - afirmou o porta-voz papal, Joaquín Navarro-Valls.

O espasmo faz com que a laringe se feche, bloqueando o acesso do ar aos pulmões.

Pouco depois da divulgação da nota oficial, o Vaticano voltou a informar que João Paulo II não chegou a ser levado a uma unidade de terapia intensiva.

- O Santo Padre está no mesmo quarto que já foi usado por ele antes. Não foi preciso levá-lo a uma unidade como essa - informou o Vaticano, em uma segunda nota oficial.

No domingo, durante o Angelus, João Paulo II estava rouco e mal conseguia falar. A baixa temperatura, excepcional em Roma nesta época do ano, coincidiu com uma epidemia de gripe que se espalhou pela Itália. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 1% da população italiana está adoentada.

O compromisso mais importante do Santo Padre esta semana era uma audiência, na sexta-feira, com o presidente do parlamento europeu, Josep Borrell. Na semana que vem, a agenda estava repleta de eventos religiosos.