Título: P-43 volta a produzir em Campos
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 02/02/2005, Economia & Negócios, p. A17

A plataforma P-43, cuja produção foi interrompida há cerca de 15 dias, voltará a operar no próximo sábado, no campo de Barracuda, na Bacia de Campos. O gerente executivo de Engenharia da Petrobras, Pedro Barusco Filho, revelou que a unidade, que começará a operar com uma produção diária de 70 mil barris, deverá alcançar um pico de produção superior aos 150 mil barris diários de capacidade nominal.

O executivo também confirmou para 13 de março o início de operações da plataforma P-48 no campo de Caratinga, também na Bacia de Campos. A unidade produzirá outros 70 mil barris diários. O cronograma da Petrobras, segundo o executivo, ainda prevê a instalação em maio da plataforma P-50. Em fase final de construção no Estaleiro Mauá Jurong, em Niterói (RJ), a unidade vai extrair outros 180 mil barris por dia no campo de Albacora Leste, em Campos.

Barusco afirmou que, apesar dos atrasos na entrega das plataformas, a Petrobras continua a trabalhar com a perspectiva de auto-suficiência entre o fim deste ano e início de 2006.

- Esse cronograma já prevê naturalmente uma margem de erro - justificou o gerente.

A empresa encerrou 2004 com uma queda de 3% na média anual de produção, a primeira em uma década. Enquanto em 2003 essa média chegou a 1,540 milhão de barris diários, no ano passado não passou de 1,493 milhão de barris. A expectativa da empresa era chegar em dezembro último com um acréscimo, na média, de 4% da oferta de óleo.

O fracasso, no entanto, foi atribuído ao atraso na entrada em operação da P-43 e P-48, cujos projetos foram entregues à americana KBR, subsidiária da americana Halliburton. Originalmente, a P-43 deveria ter entrado em produção em junho de 2003, enquanto a P-48, em setembro do mesmo ano.