O Estado de S. Paulo, n. 46158, 03/03/2020. Metrópole, p. A20

Suspeitas no Brasil aumentam para 433
Amanda Pupo
Giovana Girardi
Ludimila Honorato
Mateus Vargas


 

O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil aumentou de 252 para 433, e a maioria deles se concentra em São Paulo. O País segue com dois casos confirmados, de um homem de 61 anos e outro de 32, ambos da capital paulista, que estão bem, segundo informou ontem o Ministério da Saúde. Em todo o mundo, já são mais de 70 países com registros da doença.

Em relação aos dois casos confirmados no Brasil, não há relato de complicações decorrentes da doença nem foram registrados sinais e sintomas nas pessoas que convivem com eles. A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo (163); em seguida, vêm o Rio Grande do Sul (73) e Minas Gerais (48).

Das notificações suspeitas, 162 foram descartadas. Entre elas, 12 deram positivo para influenza B e 15 para influenza A. “Isso vai ter uma importância muito grande, pois anunciamos a antecipação da vacinação (de

gripe)”, disse o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira. A campanha de vacinação contra a gripe começará no dia 23, com o objetivo de evitar sobrecarga dos serviços de saúde e facilitar diagnósticos de coronavírus.

Ontem, o ministério anunciou ainda que passará a consolidar os dados de coronavírus no País adotando integralmente as informações repassadas pelas secretarias estaduais. Antes, as notificações feitas pelos Estados eram novamente analisadas pelo ministério.

Dessa forma, haverá uma descentralização da consolidação dos casos, com o objetivo de dar agilidade na resposta à doença. “Cada secretaria estadual foi capacitada. Agora, elas nos mandam e nós assumimos números e vamos fazendo a posteriori, com calma, a verificação”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre a nova metodologia. Nos Estados onde não há casos registrados ou há poucos casos, a pasta continua oferecendo apoio local.

Em entrevista coletiva ontem, Mandetta e Oliveira ainda “ensinaram” a melhor forma de lavar as mãos para prevenir o contágio. Os dois ressaltaram que o álcool em gel é um complemento, ou seja, a lavagem das mãos com água e sabão é medida indispensável para a higienização apropriada. “Como a maioria das pessoas tem acesso a água e sabão, essa é a medida mais eficiente. Tem de ter contato com toda a mão”, frisou Oliveira.   

Mundo. Ontem, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, voltou a pedir agilidade aos países no controle do coronavírus. Além da China, 70 países têm casos confirmados da doença. Ontem, os Estados Unidos anunciaram a sexta morte pela doença.

Na China, o número de novos casos continua caindo. Fora do país asiático, porém, já foram registrados 8.774 casos de coronavírus, sendo 1.598 novos, com 128 mortes, segundo o último balanço da OMS.

Isso significa que o número de novos casos fora da China já é quase oito vezes maior do que na China. “Os países que mais preocupam no momento são Coreia do Sul, Itália, Irã e Japão”, afirmou Ghebreyesus.

A organização elevou, na sexta-feira, o nível de risco de disseminação da doença para “muito alto”, mas não anunciou pandemia. Ghebreyesus continuou defendendo que é possível conter o coronavírus.

“Com medidas rápidas e agressivas, os países podem parar a transmissão e salvar vidas.” Ele citou como exemplo Cingapura, onde medidas de proteção foram adotadas e o número de casos da doença está caindo. / Amanda Pupo, Giovana Girardi, Ludimila Honorato  e Mateus Vargas 

Viagens suspensas

A companhia aérea Latam suspendeu ontem voos entre São Paulo e Milão por causa da propagação do coronavírus e da queda de demanda por viagens à Itália. A medida vale até 16 de abril.