Título: Pará pede solução à União
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/02/2005, País, p. A2

Há 9 dias, madeireiros bloqueiam BR

Folhapress

SÃO PAULO - A governadora interina do Pará, Valéria Pires Franco (PFL), apelou ontem ao governo federal por uma solução para o protesto de madeireiros que bloqueiam a BR-163 (Santarém-Cuiabá) há nove dias.

Em ofício aos ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e Marina Silva (Meio Ambiente), Valéria diz que ''a questão envolve o bem-estar, a sobrevivência e a segurança de milhares de paraenses''. O governador Simão Jatene (PSDB) está na Europa.

Os manifestantes bloqueiam o km 754 da BR-163. A barreira impede a entrada em Novo Progresso (1.691km de Belém). Isolado, o município só tem estoque de energia até este sábado, porque 11 caminhões com óleo diesel para abastecer a termelétrica estão parados. O congestionamento soma 25km, sentido Cuiabá.

Depois de incendiarem um ônibus na terça-feira, os manifestantes impediram um avião da companhia Mega, que faz escala em Novo Progresso, de decolar. O avião só deixou a cidade após a interferência da PM. O piloto teria sido obrigado a gravar pronunciamento em favor dos madeireiros.

O setor madeireiro protesta contra a portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário que decidiu cadastrar as áreas com mais de 100 hectares. Também reclama da suspensão de projetos de manejo florestal pelo Ibama. Os madeireiros argumentam que as medidas deixaram milhares de desempregados na região.